Semipresencial ou EAD? Saiba qual a melhor opção para você

Semipresencial-ou-EAD-

Com a rotina corrida e as diversas demandas do dia a dia nem sempre é fácil conseguir conciliar os estudos com o trabalho e as demais exigências. Justamente por isso, a educação está se modificando e duas novas modalidades aparecem com força: a semipresencial e a EAD (educação à distância).

Mas, você sabe como funciona cada uma delas? E qual será a mais indicada para o seu caso? Se você também tem dúvidas sobre o tema, continue lendo este post!

Semipresencial ou EAD: quais as diferenças?

Antes de qualquer decisão, é sempre importante buscar se informar e entender o que cada modalidade oferece.

Ensino à Distância

Semipresencial-ou-EAD-01ensino à distância está se tornando cada vez mais comum no Brasil e no mundo, e a tendência é que ele fique ainda mais forte nos próximos anos. Afinal, é muito mais cômodo poder planejar quando assistirá as aulas, no horário e dia da semana que seja mais conveniente para você.

Nesse tipo de modalidade, professores e alunos não têm contato físico e todo o ensino se dá por meio das tecnologias, como videoaulas, chats, e-mails, fóruns, etc.

Os encontros presenciais são obrigatórios pelo MEC, mas acontecem de forma bem esporádica, e pode ser apenas na apresentação final do TCC ou em provas e atividades, sem uma periodicidade muito grande.

Todas as dúvidas são tiradas pelos tutores e é possível que as aulas sejam gravadas ou transmitidas ao vivo via satélite. Como nas demais modalidades de ensino, o estudante também deverá se dedicar, realizando exercícios, trabalhos e provas.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem é a flexibilidade, já que você pode assistir as aulas no dia e horário que for mais conveniente para você, organizando melhor a sua agenda e ainda não precisando se locomover até algum ponto físico, reduzindo o tempo de deslocamento.

A desvantagem é que o EAD exige uma capacidade de disciplina maior do estudante. Afinal, não existe a presença física do professor “cobrando” a dedicação – e por isso algumas pessoas podem se sentir desmotivadas e acabarem não absorvendo ao máximo o estudo.

Semipresencial

A modalidade também é conhecida como “híbrida” e pode contar com até 20% das aulas ministradas à distância, o restante deverá ser feito em encontros presenciais no polo de apoio ou na própria universidade. Em alguns casos, é possível que as aulas presenciais aconteçam até mais de uma vez por semana.

A frequência das aulas presenciais e à distância é definida pela instituição de ensino. Na maior parte das vezes, esses cursos eram ministrados apenas presencialmente, mas devido a necessidades do mercado, a instituição pode oferecer a modalidade semipresencial (conseguindo atingir mais estudantes).

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem é que você pode aproveitar os benefícios do ensino à distância, mas sem perder o contato com os colegas, melhorando o networking (principalmente no caso de pós e MBAs) e também a motivação para os estudos.

Contudo, assim como no ensino à distância, o aluno ainda precisa ter organização e disciplina para os estudos e contar com um tempo disponível para se deslocar até a instituição.

Clique no botão abaixo para entrar em contato conosco e descubra as vantagens de fazer uma pós ead no Instituto IPB.

Qual modalidade de ensino é mais indicada para mim?

Agora que você já compreendeu como funciona cada tipo de modalidade, pode ainda ter algumas dúvidas sobre qual é a mais indicada para a sua realidade, não é mesmo? Veja essas dicas que trouxemos.

Ensino à Distância

O ensino à distância é mais indicado para quem:

  • Trabalha bastante ou tem horários difíceis, como turnos, e deseja fazer uma faculdade ou um curso de pós-graduação
  • Não possui horários fixos no trabalho (por exemplo para quem trabalha em sistema de escala)
  • Precisa de uma flexibilidade maior de horário
  • É muito disciplinado e consegue se organizar bem para estudar sozinho
  • É proativo
  • É determinado e comprometido com os estudos
  • Precisa economizar (já que, muitas vezes, o EAD é mais barato do que os cursos presenciais ou semipresenciais)
  • Reside em locais onde não existem faculdades próximas
  • Possui acesso à internet e facilidade para lidar com as novas tecnologias.

Semipresencial

Já os cursos semipresenciais costumam ser indicados para as pessoas que:

  • Trabalham bastante, mas têm uma jornada em horário fixo e regular
  • Precisam de flexibilidade, mas conseguem cumprir alguns compromissos presenciais por semana
  • Quer pagar menos nas mensalidades, mas ao mesmo tempo não deseja fazer um curso totalmente à distância
  • Possui disciplina, porém precisa de prazos e supervisão externa para realizar as atividades
  • Compreende os conteúdos com mais facilidade quando há um contato pessoal com professores e tutores
  • Sente-se mais motivado pela presença e a interação com os demais colegas
  • Deseja ampliar o networking
  • Pode se deslocar até o local de estudo.

Principais dúvidas sobre os cursos semipresenciais e à distância

Apesar de essas modalidades estarem em crescimento, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o reconhecimento desses diplomas e, principalmente, se os alunos formados por esses cursos conseguem realmente aprender (assim como no caso dos cursos presenciais).

Separamos algumas dúvidas mais comuns para lhe ajudar a entender melhor esse tipo de ensino.

O diploma EAD ou semipresencial é válido?

Sim, o diploma de ensino superior ou pós-graduação é o mesmo tanto para EAD, como para semipresencial ou presencial. E, na verdade, a modalidade do ensino não está presente no diploma. Assim, o importante é buscar se informar se a instituição de ensino é reconhecida e autorizada pelo MEC, já que é isso que dará validade a sua titulação.

Os cursos EAD e semipresenciais têm reconhecimento do MEC?

Sim. Para oferecer um curso à distância ou semipresencial a instituição de ensino precisa cumprir o que rege a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, além de apresentar vários documentos ao MEC.

Vale lembrar ainda que esses cursos passam pelas mesmas fiscalizações e avaliações que os cursos presenciais, inclusive Enade. Por isso é tão importante buscar se informar sobre a qualidade do curso antes de se matricular.

Os cursos à distância são mais fáceis que os presenciais?

Na verdade, o nível de dificuldade é o mesmo, porém, no ensino à distância, os alunos devem ter mais disciplina e dedicação. Pois não contam com a supervisão direta e a cobrança dos professores como no ensino presencial.

Além disso, os cursos também possuem avaliações, trabalhos e outras atividades e o estudante é continuamente avaliado. Para conseguir a titulação, é preciso que o aluno faça uma avaliação final presencial e apresente um trabalho de conclusão de curso.

Há muita distração no estudo à distância e o aluno tem dificuldades de aprendizado?

Não. Um bom curso à distância ou semipresencial conta com várias atividades e estratégias capazes de estimular o Semipresencial-ou-EAD-01estudante e de prender sua atenção .Na verdade, os professores podem usar vários recursos diferenciados que tornam o aprendizado igualmente atrativo.

Como você viu, tanto o ensino à distância como a modalidade semipresencial podem ser ótimas opções para quem deseja estudar mas não conta com tempo disponível para isso.

O importante é sempre procurar por uma instituição de ensino que seja reconhecida pelo MEC e que possua reconhecimento pelo mercado e certificações. Como, por exemplo, o selo de associado à Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED).

Depois de ler este conteúdo, ficou mais fácil decidir qual modalidade é mais indicada para o seu caso?  Quer conhecer a instituição ideal para você ? Então conheça as opções de cursos ead oferecidos pelo IPB!

Compartilhe:

Avenida Dom Pedro II 3973 SL 401 Carlos Prates Belo Horizonte/MG CEP: 30710-535

0800 944 5006

(31) 97584-3344

atendimento@institutoipb.com.br