Pós-graduando pode dar aula em faculdade? Veja aqui!

Docência no Ensino Superior

Você ainda não sabe se um pós-graduando pode dar aula em faculdade? Neste post você irá aprender qual tipo de pós-graduação ead deve fazer e quais passos seguir.

Se você tem o sonho de ser um professor universitário, saiba que veio ao lugar certo para buscar conhecimento sobre o assunto.

Quer saber mais sobre a docência no ensino superior? Veja o que você precisa fazer para dar aulas!

Pós-graduando pode dar aula em faculdade? O que diz o MEC:

Segundo o Ministério da Educação, “os docentes das universidades federais precisam ter ao menos grau de mestre”, com entrada mediante concurso público. Ou seja, é um requisito ter uma pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) para lecionar no Ensino Superior.

No entanto, uma faculdade pode aceitar um pós-graduando que seja especialista em determinada área, mas apenas na rede privada, e com um salário inferior ao de um mestrando.

O que difere as duas pós-graduações são as áreas de atuação e as certificações.

Enquanto a pós-stricto sensu — mestrado e doutorado — são voltadas para a área acadêmica de pesquisa e docência, e fornecem um diploma, a lato sensu conferem o certificado de especialista, e são mais dirigidas para o mercado de trabalho.

4 Dicas Para Começar A Lecionar No Ensino Superior

O que é preciso para ser um professor de Ensino Superior? Preparamos algumas dicas e considerações para que você possa se preparar para a docência:

1. Comece por uma especialização

Professor universitário

Como vimos acima, o pós-graduando pode dar aula em faculdade mesmo com uma especialização. Assim, se você ainda não sabe por onde começar, é uma boa optar por um mestrado.

O mestrado além de preparar os alunos para a docência, habilitando-os  com um conhecimento mais profundo sobre o tema,promove trabalhos de pesquisa em áreas específicas do conhecimento.

Mas, dentre as remunerações para professor universitário, a de stricto sensu é a menor entre elas. Por isso, o próximo passo seria começar uma pós-graduação lato sensu.

2.  Envolva-se com a pesquisa

Na hora de escolher um mestrado, tenha atenção às variações! Existem os acadêmicos, voltados para pesquisa e docência, e aqueles direcionados ao mercado de trabalho, as especializações e MBAs(Master Business Administration).

Dito isso, o envolvimento com o universo acadêmico é essencial para quem deseja seguir a carreira de professor, além da afinidade com a pesquisa, pois ela fará parte de toda sua a trajetória profissional.

Por essa razão,  ingressar em grupos de estudos e pesquisas desde o início da carreira é importante para que você, como docente e investigador, ganhe o seu espaço dentro da academia e seja uma referência.

3. Fique de olho nos concursos públicos

Para alcançar estabilidade financeira e profissional, vale a pena fazer um concurso público, desse modo, o pós-graduando pode dar aula em faculdade federal ou estadual.

Você pode participar de concursos nas universidades de todo o Brasil, afinal, o processo é o mesmo para todas as federais.

E, independente do seu cargo, é interessante continuar estudando para crescer profissionalmente. Então, após o mestrado, faça um doutorado, o pós-doc…

4. Conheça o processo seletivo

Para ser professor universitário, não basta só conhecer, é preciso ter didática. E para isso, não é necessário estudar pedagogia ou ser licenciado, mas é preciso  transmitir suas ideias com clareza e ter metodologia de ensino. Do mesmo modo, um professor com didática, mas sem conhecimento aprofundado na área, também não será aprovado.

Após a primeira etapa de prova de conhecimentos específicos, é feita uma entrevista para conhecer o candidato, verificar se ele é capaz de motivar os alunos e se tem paixão pelo que faz. Analisa-se também o currículo, precedendo a entrevista e a prova didática.

A soma de todos esses pontos decide quais serão os profissionais mais qualificados como professores universitários.

Posso lecionar em uma área diferente?

Pós-graduando pode dar aula em faculdade?

Não é fácil se decidir entre tantas profissões, por isso, é muito comum encontrar profissionais atuando em áreas diferentes de sua formação.

Caso esteja exercendo uma profissão e esteja infeliz e insatisfeito, não tenha medo de mudar de área e começar algo novo. Há espaço no mercado para você, sendo possível lecionar em uma área diferente apenas com a pós.

Não é necessário seguir o caminho tradicional de graduação, mestrado e doutorado em apenas um segmento. É possível fazer logo um mestrado no novo ramo, preparando-se adequadamente para o processo seletivo.

Também é possível começar com uma especialização para se familiarizar com os novos assuntos e assim, partir para o mestrado.  Ou ingressar logo em uma pós stricto sensu, mas sabendo que é preciso realizar uma prova de conhecimentos específicos, além de uma entrevista, portanto, requer mais preparo e experiência.

Quer saber mais sobre a carreira de professor e pós-graduações? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo como este!

Compartilhe:

Avenida Dom Pedro II 3973 SL 401 Carlos Prates Belo Horizonte/MG CEP: 30710-535

0800 944 5006

(31) 97584-3344

atendimento@institutoipb.com.br