“Mas você será professor(a) de Biologia?” Quem cursou ou está cursando Ciências Biológicas certamente já ouviu essa pergunta. De fato, o ensino é uma das carreiras possíveis (e mais promissoras), especialmente para quem faz o curso na modalidade licenciatura. Porém, engana-se quem acredita que ser professor é a única opção.
A carreira docente é apenas uma dentre tantas outras que o biólogo pode seguir. Na verdade, são quase 90 áreas de atuação possíveis, de acordo com o Conselho Federal de Biologia.
Para ter sucesso na maioria delas, no entanto, não basta ter apenas o diploma de graduação. Fazer uma pós é o caminho para alcançar o sucesso profissional. E é sobre isso que falaremos neste artigo. Pronto para descobrir sua nova carreira?
Como em qualquer área, uma pós-graduação é um importante diferencial. Além de ter maior prestígio no mercado de trabalho, o profissional especializado também consegue os melhores salários e tem mais chances de emprego, sobretudo em áreas em que ter apenas uma graduação já não é suficiente.
No caso da pós-graduação ead em Ciências Biológicas, as chances de bons trabalhos aumentam, tanto no setor público quanto no privado. As oportunidades podem ser encontradas em laboratórios, centros de pesquisa, universidades e indústrias, principalmente dos ramos de alimentos, medicamentos, bebidas e insumos para agricultura.
Além disso, aqueles que profissionais que optam por permanecer na área do ensino também se beneficiam com uma especialização. Uma pós ead contribui para que o educador se mantenha atualizado e, assim, se destaque no mercado de trabalho. Sem contar que abre portas para novos desafios, como lecionar no ensino superior.
A crescente preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade é um dos fatores que contribui para o surgimento de carreiras promissoras na área de Ciências Biológicas.
Paralelamente a isso, o avanço da tecnologia também tem proporcionado o desenvolvimento de novas pesquisas na área da saúde. Sem contar que a busca por um estilo de vida mais saudável impulsiona as indústrias alimentícia e farmacêutica a desenvolver novos produtos.
Para se manter competitivo e atender a demanda do mercado de trabalho, é fundamental que o profissional se especialize. Veja agora algumas das opções de pós-graduação ead com maior empregabilidade e chances de sucesso profissional:
Os estudos de genética e biotecnologia são os responsáveis por grandes inovações no campo das Ciências Biológicas. Basicamente, as pesquisas nesta área consistem em compreender a genética dos organismos vivos para descobrir novos tratamentos para doenças ou desenvolver produtos, como alimentos, plantas transgênicas, adubos e medicamentos.
O biotecnólogo também pode trabalhar em laboratórios de diagnósticos. Neste caso, sua função é detectar enfermidades de origem genética ou fazer análises de DNA para testes de paternidade, por exemplo.
A biologia molecular é considerada uma das carreiras do futuro. Ela nasceu da união dos ramos da genética, da bioquímica e da biologia celular. Seu foco, no entanto, é o estudo dos organismos vivos em nível molecular, com ênfase nos ácidos nucleicos: o RNA e o DNA.
Ligada à biomedicina, uma das aplicações desta ciência é no diagnóstico de doenças genéticas ou infecciosas, graças à utilização de técnicas como a reação em cadeia da polimerase (PCR) e a detecção do DNA proviral.
Com isso, a biologia molecular é cada vez mais utilizada para desenvolver análises ágeis que possam apresentar resultados em tempo hábil, aumentando assim as chances de recuperação do paciente.
O avanço da tecnologia tem impacto direto sobre o campo da Biologia. As novas ferramentas mudaram a forma de fazer ciência e muitas pesquisas atualmente só são possíveis graças à tecnologia. Neste cenário, surge uma nova especialidade: a bioinformática.
Trata-se de uma ciência interdisciplinar que leva para as áreas de estudo da biologia as técnicas da informática e da ciência da computação. Para isso, a bioinformática une conhecimentos da tecnologia da informação, estatística, matemática e engenharia.
Na prática, o bioinformática tem a responsabilidade de gerenciar, integrar e analisar o grande número de dados gerados em laboratórios. Além disso, é esse profissional que garante a segurança dessas informações a as integrações com outros sistemas.
Quem opta pelo curso de Ciências Biológicas por ser apaixonado pela natureza pode escolher uma pós-graduação ead em áreas relacionadas ao meio ambiente. Nesse caso, o profissional pode atuar na conservação de espécies em reservas naturais. Outra alternativa é gerenciar programas de preservação ambiental.
A zoologia é a opção para quem quer se envolver com estudo e pesquisa sobre animais. Os profissionais desta área podem trabalhar tanto em laboratório quanto em campo. Há ainda a opção de especializar-se em uma área específica, como a biologia marinha, que estuda a vida em ambientes aquáticos.
Se você assistiu a seriados como CSI, provavelmente já conhece o papel do biólogo forense nas investigações criminais. Este profissional tem a função de coletar e analisar vestígios biológicos encontrados em cenas de crimes, como sangue, cabelo, unhas e qualquer tipo de fluido corporal.
Assim, a biologia forense contribui para que seja feita uma investigação completa. Com ela, é possível determinar a causa de uma morte e até comprovar que uma pessoa esteve em um local, por exemplo. Portanto, trata-se de uma ciência fundamental para a resolução de crimes.
Por fim, uma das áreas que mais empregam profissionais de Biologia é o ensino. Desde os primeiros anos do ciclo básico até o final do ensino médio, a figura do professor de Biologia é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento científico dos alunos.
Embora a demanda do mercado nessa área seja alta, a oferta de profissionais também é. Por isso, para se destacar, é fundamental apostar em diferenciais, como uma pós-graduação ead em Ensino de Biologia e Ciências.
Ao fazer uma especialização, o professor tem a oportunidade de atualizar seus conhecimentos a fim de levar novas técnicas e métodos de ensino para a sala de aula. Assim, o educador torna suas aulas mais interessantes e atrativas para os alunos.
Além disso, a pós-graduação ead contribui para que o profissional conquiste salários maiores, podendo, inclusive, ampliar sua área de atuação, dando aulas no ensino superior.
O Instituto Pedagógico Brasileiro possui dois cursos de pós-graduação ead voltados ao Ensino de Biologia. Com corpo docente formado 100% por mestres e doutores, a instituição oferece opções de especialização à distância, ideais para quem precisa de flexibilidade para estudar
Quer saber mais? Clique no botão abaixo e entre em contato agora mesmo para tirar todas as suas dúvidas!