Pós EaD em Ciências Biológicas: conheça as carreiras promissoras

“Mas você será professor(a) de Biologia?” Quem cursou ou está cursando Ciências Biológicas certamente já ouviu essa pergunta. De fato, o ensino é uma das carreiras possíveis (e mais promissoras), especialmente para quem faz o curso na modalidade licenciatura. Porém, engana-se quem acredita que ser professor é a única opção.

A carreira docente é apenas uma dentre tantas outras que o biólogo pode seguir. Na verdade, são quase 90 áreas de atuação possíveis, de acordo com o Conselho Federal de Biologia.

Para ter sucesso na maioria delas, no entanto, não basta ter apenas o diploma de graduação. Fazer uma pós é o caminho para alcançar o sucesso profissional. E é sobre isso que falaremos neste artigo. Pronto para descobrir sua nova carreira?

Por que fazer uma pós-graduação EaD em Ciências Biológicas?

Como em qualquer área, uma pós-graduação é um importante diferencial. Além de ter maior prestígio no mercado de trabalho, o profissional especializado também consegue os melhores salários e tem mais chances de emprego, sobretudo em áreas em que ter apenas uma graduação já não é suficiente.

ciências biológicasNo caso da pós-graduação ead em Ciências Biológicas, as chances de bons trabalhos aumentam, tanto no setor público quanto no privado. As oportunidades podem ser encontradas em laboratórios, centros de pesquisa, universidades e indústrias, principalmente dos ramos de alimentos, medicamentos, bebidas e insumos para agricultura.

Além disso, aqueles que profissionais que optam por permanecer na área do ensino também se beneficiam com uma especialização. Uma pós ead contribui para que o educador se mantenha atualizado e, assim, se destaque no mercado de trabalho. Sem contar que abre portas para novos desafios, como lecionar no ensino superior.

Carreiras promissoras na área de Biologia

A crescente preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade é um dos fatores que contribui para o surgimento de carreiras promissoras na área de Ciências Biológicas.

Paralelamente a isso, o avanço da tecnologia também tem proporcionado o desenvolvimento de novas pesquisas na área da saúde. Sem contar que a busca por um estilo de vida mais saudável impulsiona as indústrias alimentícia e farmacêutica a desenvolver novos produtos.

Para se manter competitivo e atender a demanda do mercado de trabalho, é fundamental que o profissional se especialize. Veja agora algumas das opções de pós-graduação ead com maior empregabilidade e chances de sucesso profissional:

Genética e biotecnologia

Os estudos de genética e biotecnologia são os responsáveis por grandes inovações no campo das Ciências Biológicas. Basicamente, as pesquisas nesta área consistem em compreender a genética dos organismos vivos para descobrir novos tratamentos para doenças ou desenvolver produtos, como alimentos, plantas transgênicas, adubos e medicamentos.

O biotecnólogo também pode trabalhar em laboratórios de diagnósticos. Neste caso, sua função é detectar enfermidades de origem genética ou fazer análises de DNA para testes de paternidade, por exemplo.

Biologia molecular

A biologia molecular é considerada uma das carreiras do futuro. Ela nasceu da união dos ramos da genética, da bioquímica e da biologia celular. Seu foco, no entanto, é o estudo dos organismos vivos em nível molecular, com ênfase nos ácidos nucleicos: o RNA e o DNA.

Ligada à biomedicina, uma das aplicações desta ciência é no diagnóstico de doenças genéticas ou infecciosas, graças à utilização de técnicas como a reação em cadeia da polimerase (PCR) e a detecção do DNA proviral.

Com isso, a biologia molecular é cada vez mais utilizada para desenvolver análises ágeis que possam apresentar resultados em tempo hábil, aumentando assim as chances de recuperação do paciente.

Bioinformática

O avanço da tecnologia tem impacto direto sobre o campo da Biologia. As novas ferramentas mudaram a forma de fazer ciência e muitas pesquisas atualmente só são possíveis graças à tecnologia. Neste cenário, surge uma nova especialidade: a bioinformática.

Trata-se de uma ciência interdisciplinar que leva para as áreas de estudo da biologia as técnicas da informática e da ciência da computação. Para isso, a bioinformática une conhecimentos da tecnologia da informação, estatística, matemática e engenharia.

Na prática, o bioinformática tem a responsabilidade de gerenciar, integrar e analisar o grande número de dados gerados em laboratórios. Além disso, é esse profissional que garante a segurança dessas informações a as integrações com outros sistemas.

Meio ambiente e zoologia

Quem opta pelo curso de Ciências Biológicas por ser apaixonado pela natureza pode escolher uma pós-graduação ead emCiências Biológicas áreas relacionadas ao meio ambiente. Nesse caso, o profissional pode atuar na conservação de espécies em reservas naturais. Outra alternativa é gerenciar programas de preservação ambiental.

A zoologia é a opção para quem quer se envolver com estudo e pesquisa sobre animais. Os profissionais desta área podem trabalhar tanto em laboratório quanto em campo. Há ainda a opção de especializar-se em uma área específica, como a biologia marinha, que estuda a vida em ambientes aquáticos.

Biologia forense

Se você assistiu a seriados como CSI, provavelmente já conhece o papel do biólogo forense nas investigações criminais. Este profissional tem a função de coletar e analisar vestígios biológicos encontrados em cenas de crimes, como sangue, cabelo, unhas e qualquer tipo de fluido corporal.

Assim, a biologia forense contribui para que seja feita uma investigação completa. Com ela, é possível determinar a causa de uma morte e até comprovar que uma pessoa esteve em um local, por exemplo. Portanto, trata-se de uma ciência fundamental para a resolução de crimes.

Ensino de biologia

Por fim, uma das áreas que mais empregam profissionais de Biologia é o ensino. Desde os primeiros anos do ciclo básico até o final do ensino médio, a figura do professor de Biologia é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento científico dos alunos.

Embora a demanda do mercado nessa área seja alta, a oferta de profissionais também é. Por isso, para se destacar, é fundamental apostar em diferenciais, como uma pós-graduação ead em Ensino de Biologia e Ciências.

Ao fazer uma especialização, o professor tem a oportunidade de atualizar seus conhecimentos a fim de levar novas técnicas e métodos de ensino para a sala de aula. Assim, o educador torna suas aulas mais interessantes e atrativas para os alunos.

Além disso, a pós-graduação ead contribui para que o profissional conquiste salários maiores, podendo, inclusive, ampliar sua área de atuação, dando aulas no ensino superior.

Instituto Pedagógico Brasileiro possui dois cursos de pós-graduação ead voltados ao Ensino de Biologia. Com corpo docente formado 100% por mestres e doutores, a instituição oferece opções de especialização à distância, ideais para quem precisa de flexibilidade para estudar

Quer saber mais? Clique no botão abaixo e entre em contato agora mesmo para tirar todas as suas dúvidas!

Compartilhe:

Avenida Dom Pedro II 3973 SL 401 Carlos Prates Belo Horizonte/MG CEP: 30710-535

0800 944 5006

(31) 97584-3344

atendimento@institutoipb.com.br