Obtenção de novo título em Pedagogia EaD: 5 motivos para fazer o curso

Novo título em Pedagogia

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, uma boa formação é, sem dúvida, um importante diferencial, principalmente na área da Educação. Por isso, muitos professores buscam uma especialização ou a obtenção de um novo título, para terem mais oportunidades. É o caso daqueles profissionais que já são habilitados a lecionar determinada disciplina, mas que fazem uma segunda licenciatura para ampliar sua área de atuação.

Uma das opções é cursar Pedagogia EaD, pois o curso habilita o profissional a dar aulas na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, ampliando assim, o leque de oportunidades do professor, que antes atuava apenas no ensino médio e a partir do sexto ano do fundamental.

Preparamos este post para apresentar a você esta alternativa. Com a leitura, você entenderá como a obtenção de novo título em Pedagogia EaD pode impulsionar sua carreira. Confira!

Quem pode obter o novo título em Pedagogia EaD?

Novo título em Pedagogia

O curso para obtenção de novo título em Pedagogia se encaixa na modalidade de segunda licenciatura. Isso significa que a formação é destinada principalmente a professores licenciados em outras áreas que querem se habilitar para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ciclo básico.

Bacharéis e tecnólogos também podem se inscrever, desde que a grade de sua primeira formação seja compatível com a do novo curso. Isso é importante porque este tipo de licenciatura possui carga horária reduzida, uma vez que aproveita-se as disciplinas cursadas na formação anterior.

Como funciona a obtenção de novo título?

A obtenção de novo título em Pedagogia EaD é um curso de formação complementar. Esse tipo de graduação é regulamentado pela Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, do Ministério da Educação.

A principal diferença com relação a um curso tradicional é sua duração. A segunda licenciatura em Pedagogia EaD pode ser concluída em um a dois anos, dependendo da equivalência das disciplinas da formação anterior. Enquanto isso, uma graduação convencional na mesma área duraria, pelo menos, quatro anos.

Mas o diploma recebido ao final da segunda licenciatura tem o mesmo valor do diploma de uma formação tradicional. Com o documento, o profissional está habilitado a lecionar no ensino infantil, nos primeiros anos no ensino fundamental e exercer funções como a de diretor, coordenador pedagógico e supervisor.

Por que optar pelo curso de Pedagogia EaD?

A licenciatura em Pedagogia EaD é fundamental para quem pretende construir uma carreira promissora na área de Educação. Portanto, o curso para obtenção de novo título pode abrir muitas portas para o profissional no mercado de trabalho. Listamos aqui alguns dos motivos que levam professores a investir nesta formação:

1. Mais oportunidades na carreira

Quando o professor possui apenas uma licenciatura em determinada disciplina, sua atuação é limitada àquela área. Portanto, ao investir em uma formação complementar, o profissional tem mais oportunidades de carreira.

No caso da obtenção de novo título em Pedagogia EaD, o professor não só amplia sua área de atuação como docente, mas também tem a oportunidade de ocupar cargos de gestão na área educacional.

Assim, suas oportunidades se multiplicam, tanto no setor privado quanto no público, com a possibilidade de prestar concursos em outras áreas além daquela de sua formação inicial.

2. Profissionalização

Para suprir a carência de professores nas escolas, muitos profissionais lecionam fora de sua área. Existem, inclusive, bacharéis (não licenciados) que assumem o papel de professor por meio do Certificado de Avaliação de Título (CAT). Neste último caso, sua atuação fica restrita às situações em que há ausência de professores licenciados.

A obtenção do título em Pedagogia EaD, portanto, assegura que os profissionais terão os conhecimentos necessários para atuar como docentes. E os bacharéis que atuam por meio do CAT podem obter a licença definitiva para lecionar.

Sem contar que uma segunda formação contribui para aprimorar o trabalho do professor, que melhora suas técnicas de ensino, com a possibilidade de montar aulas mais produtivas.

3. Horários flexíveis de estudo

Para obter o título em Pedagogia EaD, não é necessário voltar à faculdade, muitos menos passar quatro anos estudando. Como a formação é complementar, o tempo de estudo é bem menor e o curso pode ser concluído em pouco tempo.

Além disso, cursar a segunda licenciatura à distância promove maior flexibilidade e conforto. Dessa forma, o profissional não precisa parar de trabalhar para se dedicar à nova formação, uma vez que tem a possibilidade de adequar os horários de estudo à sua rotina.

4. Possibilidade de aumento salarial

Com mais de uma formação, o professor tem a chance de pegar mais aulas. Consequentemente, sua renda aumenta. Novo título em PedagogiaAlém disso, aqueles que atuam no setor público podem aumentar seu salário recebendo bonificações por títulos, que são concedidas a profissionais que possuem outras graduações, pós-graduação e especialização.

Constituição Federal também prevê que professores podem acumular até dois cargos públicos, desde que haja compatibilidade de horários. Portanto, se o profissional passar em mais de um concurso, pode assumir dois postos remunerados.

5. Conhecimento mais profundo sobre o setor

Outra vantagem de investir na segunda licenciatura em Pedagogia EaD é a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o setor educacional. Além de ser um diferencial no mercado de trabalho, os conhecimentos adquiridos impactam diretamente a qualidade do trabalho do professor.

Uma nova formação, portanto, é a chance que o profissional tem de ampliar suas competências e aprimorar suas técnicas de ensino para prender a atenção do aluno em sala de aula.

Por que fazer o curso no IPB

O Instituto Pedagógico Brasileiro (IPB) possui o curso ideal para obtenção de novo título em Pedagogia EaD. A graduação é reconhecida pelo Ministério da Educação e o corpo docente é totalmente formado por mestres e doutores.

Além disso, o curso do IPB é conceituado e conta com material didático completo e atualizado. O conteúdo pode ser acessado sem custo adicional pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou adquirido em apostilas impressas.

O instituto oferece a graduação na modalidade à distância, ideal para quem precisa encaixar os estudos em meio a uma rotina atribulada. E o melhor é que as mensalidades são acessíveis e podem ser pagas no boleto bancário.

Quer saber mais sobre o curso? Clique no botão abaixo e tenha mais informações.

 

Compartilhe:

Avenida Dom Pedro II 3973 SL 401 Carlos Prates Belo Horizonte/MG CEP: 30710-535

0800 944 5006

(31) 97584-3344

atendimento@institutoipb.com.br