Capacitação de professores: 7 motivos para fazer uma pós EaD

Pós-graduação-ead

A qualidade do ensino nas escolas depende, sobretudo, da figura do professor. Embora não seja o único responsável, o docente cumpre um papel central na área da Educação. É por isso que a capacitação de professores é tão importante e impacta diretamente tanto a carreira do profissional quanto a formação dos estudantes.

Não por acaso, fala-se muito em formação continuada no cenário educacional. A expressão trata do conjunto de práticas voltadas à atualização constante de profissionais que atuam no ensino básico. O objetivo é aperfeiçoar o trabalho docente, favorecendo a aplicação de práticas pedagógicas cada vez mais eficientes.

Uma das formas mais efetivas de buscar esse aprimoramento é a pós-graduação ead. Além de conferir ao profissional o título de especialista – o que contribui para aumentar suas oportunidades na carreira – a modalidade EaD proporciona uma formação mais flexível e confortável.

Conheça os cursos de pós-graduação ead do instituto IPB e garanta seu título de especialista com segurança e reconhecimento.

Por que investir em uma pós-graduação EaD

Pós-graduação-eadOs cursos em nível de graduação costumam ser mais generalistas. Eles são importantes para formar profissionais com um conhecimento amplo sobre determinada área de atuação, mas sem muito aprofundamento em aspectos mais específicos.

Com uma faculdade já é possível dar seus primeiros passos no mercado de trabalho. Quem investe em uma segunda formação  tem mais e melhores oportunidades. Mas, chega um momento em que o profissional precisa se especializar ainda mais para continuar se destacando em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

É então que a pós-graduação ead surge como uma alternativa viável para quem pretende conciliar os estudos com o trabalho para construir uma carreira promissora. Veja alguns dos motivos que levam os professores a dar sequência à sua formação:

1. Mais oportunidades em concursos e processos seletivos

O professor que possui apenas um diploma de graduação tem suas oportunidades limitadas. Isso porque muitos concursos públicos e processos seletivos exigem o grau mínimo de especialista, principalmente para os cargos que oferecem os melhores salários.

Portanto, ao investir em uma pós-graduação ead, o profissional amplia suas chances diante do mercado de trabalho. Afinal, com o título de especialista, é possível se candidatar a vagas às quais antes não poderia concorrer.

2. Valorização profissional nos setores público e privado

A pós-graduação é considerada um diferencial tanto em empresas privadas quanto em órgãos públicos. Por isso, é comum que o profissional especializado seja mais valorizado no mercado de trabalho. E isso vale até mesmo para aquelas situações em que uma especialização não chega a ser uma exigência.

No caso do setor privado, um diploma de pós-graduação pode garantir uma vaga durante um processo seletivo, além de salários maiores. Já no setor público, há muitos concursos que realizam provas de títulos. Portanto, quem possui o grau de especialista tem vantagens sobre seus concorrentes que possuem apenas o diploma de graduação.

Além disso, em algumas esferas da administração pública, o profissional recebe bonificações no salário de acordo com os títulos que acumula. Sendo assim, uma especialização pode contribuir para a obtenção de ganhos maiores.

3. Mais oportunidades de atuação em sala de aula

capacitação de professores é fundamental quando pensamos em classes especiais. Alfabetizar adultos, por exemplo, é muito diferente da alfabetização de crianças. Como cada processo tem suas especificidades, é importante que haja profissionais capazes de reter a atenção dos diferentes públicos.

Por isso, existem opções de pós-graduação que especializam o professor para trabalhar com situações específicas. É o caso dos cursos de educação em unidades prisionais, educação inclusiva, educação física adaptada, ensino de Libras, entre outros.

Sendo assim, identificar as lacunas que existem no mercado profissional é o primeiro passo para escolher uma especialização desse tipo. Dessa maneira, além de se destacar, o professor também contribui para promover a inclusão de minorias por meio da educação.

4. Oportunidades de atuação fora da sala de aula

A pós-graduação ead na área do ensino também abre portas para que o professor assuma cargos em outros setores. Funções de gestão, como coordenador pedagógico e diretor, por exemplo, podem exigir que o profissional seja especialista.

Sendo assim, um importante diferencial para alavancar a carreira nesta direção são os cursos de especialização em coordenação pedagógica, supervisão e inspeção escolar.

5. Levar conhecimentos atualizados aos alunos

Mesmo que o conteúdo ensinado pelo professor não mude, é sempre importante rever as técnicas de ensino. Por isso, os profissionais da área da Educação precisam de se atualizar constantemente.

Ao fazer uma pós-graduação ead, o professor adquire novos conhecimentos e isso reflete na qualidade de suas aulas. Assim, o docente é capaz de levar informações atualizadas aos alunos, além de aprimorar suas técnicas para montar aulas mais produtivas.

6. Possibilidade de empreender na profissão

Quem nunca pensou em ter seu próprio negócio? Na área da Educação isso é tão possível quanto em outros Pós-graduação-eadsegmentos. O profissional pode abrir uma escola, um curso de idiomas ou um cursinho preparatório para vestibulares e concursos.

Nesses casos, ser um bom professor e ter um amplo conhecimento na área do ensino é importante,mas nem sempre isso é o suficiente. Afinal, pode faltar ao profissional as habilidades necessárias para gerenciar o negócio.

Uma especialização pode ajudar a resolver esse problema. Entre as opções estão os cursos de gestão e administração escolar, liderança de equipes, gestão de negócios e de pessoas.

7. Contato com outros profissionais da área

Ao investir em uma pós-graduação ead, o professor amplia sua rede de contatos com outros profissionais da área. Desse networking, podem surgir novas parcerias e oportunidades de carreira.

Além disso, existe uma troca de experiências entre profissionais interessados no mesmo assunto. É assim que surgem novas ideias, o que contribui para a formação do professor.

As vantagens do ensino à distância

Como podemos imaginar a maioria dos docentes tem uma rotina corrida, muitos dão aulas em mais de uma escola e em mais de um turno. Por isso, às vezes falta tempo para frequentar as aulas de um curso presencial para capacitação de professores.

O ensino à distância permite conciliar os estudos com o trabalho, além de contar com uma infinidade de possibilidades. Nessa modalidade, o aluno define seus horários e monta seu próprio plano de estudos.

Além disso, os cursos são de curta duração, podendo ser concluídos em até dois anos. Assim, em pouco tempo, o professor já está habilitado para atuar na área em que se especializou.

Gostou deste artigo? Então inscreva-se na newsletter do Instituto Pedagógico Brasileiro para receber as novidades do nosso blog!

Compartilhe:

Avenida Dom Pedro II 3973 SL 401 Carlos Prates Belo Horizonte/MG CEP: 30710-535

0800 944 5006

(31) 97584-3344

atendimento@institutoipb.com.br