MBA e Pós-Graduação: conheça as diferenças

MBA-e-Pós-graduação-EAD

Continuar estudando e se especializando seja através de uma pós-graduação ou de um MBA, é algo extremamente importante. Não apenas para conseguir se destacar no mercado de trabalho, mas também para se atualizar na sua área e ainda conseguir salários mais altos.

Mas, na hora de decidir entre qual especialização, surgi uma dúvida muito recorrente. Afinal, qual a diferença entre MBA e pós-graduação.

Será que os dois termos dizem respeito à mesma coisa? Quais as diferenças entre essas especializações? E, principalmente, qual será a mais indicada para o seu caso?

Quer a respostas para todas essas perguntas? Então continue a leitura!

Diferença entre MBA e Pós Graduação 

MBA-e-Pós-graduação-EADPrimeiro, é importante entendermos muito bem esses conceitos. Afinal, pós graduação se refere a qualquer curso que seja feito após a graduação.

Nesse caso, ele pode ser lato sensu ou stricto sensu. O lato sensu é uma especialização que engloba todos os cursos que buscam preparar o profissional para atuar em uma área específica. Por essa razão, ele tem foco no mercado de trabalho e uma carga horária menor, de 360 horas.

Já o strictu sensu são os mestrados e doutorados que contam com uma abordagem acadêmica e voltada à pesquisa. A carga horária, justamente por isso, é maior, de 1200 horas.

É importante salientar que existe uma ordem de capacitação no stricto sensu. Sendo obrigatório primeiro fazer o mestrado e depois o doutorado, já que você deverá continuar a sua pesquisa, “afunilando” o olhar.

No caso do lato sensu não existe essa ordem. Você pode fazer quantas especializações quiser, só precisa ter um diploma de graduação. E para entrar em um mestrado não é obrigatório ter cursado nenhuma especialização anteriormente.

MBA

O MBA é a sigla para Master Business Administration e foi “importado” dos Estados Unidos. Apesar de a tradução de MBA ser Mestre em Administração e Negócios, por aqui ele é ofertado como um curso de lato sensu e não tem nenhuma relação com os programas de mestrado.

A diferença é que os MBAs geralmente estão voltados para as áreas de gestão empresarial e negócios, com destaque para o corpo docente, formado por professores com experiência de mercado – geralmente grandes CEOS de empresas importantes ou consultores consolidados no setor.

Qual Pós-Graduação é mais recomendada para mim?

Agora que você já compreendeu a que se refere cada termo, ainda pode ter dúvidas entre as recomendações dessas especializações, certo? Então vamos entender um pouco mais a quem elas se destinam.

Pós-graduação lato sensu

As especializações são recomendadas por quem está em busca de um diferencial no mercado de trabalho, com um conhecimento mais aprofundado e específico que é ofertado na graduação.

Por exemplo, se você é formado em pedagogia, poderá fazer uma pós-graduação em educação especial e assim começar a aprofundar ainda mais os seus conhecimentos e a sua atuação profissional, se tornando um especialista nessa área, mas ainda recebendo um conhecimento prático e voltado ao mercado de trabalho.

Pós-graduação stricto sensu

Já os mestrados e doutorados são indicados para aqueles que desejam se tornar pesquisadores e seguir carreira na academia. E, principalmente para quem deseja lecionar no ensino superior.

Na pós-graduação stricto sensu o ensino é voltado para a teoria e a investigação acadêmica. Ou seja, a ideia é que você se torne um pesquisador e assim continue seus estudos em um doutorado e pós-doutorado.

A exceção é o mestrado profissional, uma modalidade ainda recente no país e que visa unir os conhecimentos acadêmicos com as exigências do mercado. Você ainda continuará a ser um pesquisador, mas buscará compreender efeitos ou oferecer soluções para necessidades do mercado, assim sua pesquisa terá uma aplicabilidade prática.

Esse tipo de profissional pode atuar tanto na academia, como no mercado de trabalho – e tem sido bastante procurado pelas empresas. Uma vez que, possui uma visão ainda mais aprofundada do que um especialista.

Master Business Administration

O MBA, como você viu, também é um curso lato sensu e por isso é voltado para quem deseja focar no mercado de trabalho. A grande diferença, além de ele ser exclusivo para a área de gestão e negócios, é o networking.

Afinal, em um MBA você terá aulas com profissionais reconhecidos dentro da sua área, que trarão a experiência de gerir grandes empresas e marcas. Justamente por isso, ele costuma ser recomendado para os profissionais que já possuem mais experiência de atuação, como gestores e diretores.

Se você ainda estiver começando a atuar no seu setor, também poderá fazer um MBA. Porém, talvez ele não seja tão proveitoso como para aqueles profissionais com mais tempo de estrada e que buscam uma atualização e até uma nova visão do mundo dos negócios.

Lembrando ainda que o MBA não tem como função ser uma pós-graduação destinada apenas aos bacharéis em administração. E sim, oferecer uma especialização para todos aqueles que lidem com o universo dos negócios. Permitindo assim, que esses profissionais desenvolvam suas competências e qualidades para liderar e gerir pessoas e equipes, compreendendo melhor as questões estratégicas dos projetos.

Por isso, é comum que as disciplinas do MBA sejam mais genéricas que as das especializações. Ou seja, um aluno dessa pós-graduação terá aulas de marketing, finanças, gestão de pessoas, gestão de recursos e assim por diante.

É importante salientar, contudo, que essa é a designação aqui para o Brasil. Nos Estados Unidos, o MBA tem um caráter diferente e funciona mais como um mestrado profissional, porém com foco para o setor de negócios.

O que considerar nos cursos de pós-graduação?

Independente da sua escolha, é sempre fundamental buscar por uma instituição de ensino que seja reconhecida peloMBA-e-Pós-graduação-EAD MEC.

No caso do MBA, tente analisar o corpo docente. Através da experiência de mercado que os professores possuem e de que forma podem agregar no seu conhecimento.

Nas especializações, a experiência dos professores também é importante. Assim como, a familiaridade com a área e o nível de titulação que possuem.

Analise a grade curricular, a carga horária e de que forma esse curso poderá agregar na sua carreira.

E, claro, não se esqueça de pensar também na modalidade de ensino, já que os cursos podem ser ofertados à distância, semi-presencial e presencial. Cada um possui seus prós e contras e antes de se decidir é importante analisar bem as suas condições. Como: a sua disponibilidade de deslocamento até a instituição, os horários disponíveis e sua possibilidade de se dedicar aos estudos.

Depois de ler este conteúdo, ficou mais fácil compreender a diferença entre MBA e pós graduação? Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba outras dicas bacanas como esta diretamente no seu e-mail!

Compartilhe:

Avenida Dom Pedro II 3973 SL 401 Carlos Prates Belo Horizonte/MG CEP: 30710-535

0800 944 5006

(31) 97584-3344

atendimento@institutoipb.com.br