Complementação pedagógica em matemática EaD: enriqueça seu currículo

complementação pedagógica em matemática

Ter pleno conhecimento sobre a disciplina que ensina é o mínimo que se espera de um educador. Porém, quase metade dos professores no Brasil não são licenciados para dar aula da matéria que lecionam no ensino médio. No caso da disciplina de Matemática, 32,5% dos docentes não possuem o preparo específico para tal função. Nesse contexto, a complementação pedagógica em matemática se torna um fator ideal para a capacitação desses profissionais.

Os dados foram tabulados pelo movimento “Todos pela Educação” a partir dos números do último Censo Escolar. Eles revelam uma realidade preocupante: a falta de professores capacitados no ensino básico. Por esse motivo, muitos docentes de outras disciplinas acabam assumindo aulas em áreas correlatas. É comum, por exemplo, ver professores de Física ou Química lecionando Matemática, e vice-versa.

Outra maneira de suprir a carência de professores é colocando bacharéis para dar aulas. No entanto, esses profissionais não possuem a formação necessária para atuar no processo de ensino e aprendizagem. É por isso que existem os cursos de complementação pedagógica e, neste artigo, você entenderá como esta modalidade funciona.

Para começar, o que é a Complementação Pedagógica EaD?

complementação pedagógica em matemáticaOs cursos de complementação pedagógica ead têm como principal objetivo habilitar pessoas já graduadas para dar aulas em determinadas disciplinas. Trata-se, portanto, de uma modalidade de ensino à distância e de curta duração, focada em preparar o futuro docente para atuar em sala de aula, considerando que já possui bagagem de conhecimento sobre a matéria.

Este tipo de graduação é amparado pela Resolução CNE/CE Nº 02/97, que criou o programa para suprir a carência de professores habilitados em determinas áreas. Sendo assim, existem cursos de complementação pedagógica em diversos segmentos, incluindo a área de Matemática.

Como esta modalidade funciona?

Diferentemente de um curso de licenciatura comum, que dura quatro anos, em média, os cursos de complementação pedagógica ead têm duração que vai de 12 a 24 meses. Esse tempo pode variar de acordo com o nível de afinidade com as disciplinas cursadas pelo aluno em sua primeira graduação.

Porém, é importante frisar que esta não é uma modalidade de pós-graduação. Na verdade, trata-se de uma segunda formação, que concede ao aluno um certificado equivalente ao de uma licenciatura plena. Assim, é possível assumir aulas em escolas públicas e particulares.

Como o curso é estruturado?

Em geral, os cursos de complementação pedagógica devem contemplar disciplinas práticas e teóricas. Mas, basicamente, o objetivo é formar o profissional para encarar uma sala de aula. Por isso, esse tipo de programa dá atenção especial a disciplinas como didática, metodologias e práticas de ensino e psicologia da educação.

Quem pode fazer os cursos de Complementação Pedagógica EaD?

Esses cursos são indicados para quem já possui uma graduação e pretende atuar como professor. Portanto, bacharéis e tecnólogos podem participar deste tipo de programa. Para isso, no entanto, é preciso ter ao menos 160 horas de disciplinas correlatas entre o curso de origem e a licenciatura escolhida.

Tomemos como exemplo alguém que se formou em Engenharia Civil. Durante a graduação, é natural que tenha cursado muito mais do que 160 horas de disciplinas como Cálculo, Estatística e Geometria. Assim, esse profissional pode se matricular em um curso de complementação pedagógica para lecionar Matemática, por exemplo.

Esta, portanto, é uma maneira de ampliar suas oportunidades caso já tenha um diploma. E o melhor é que você pode começar a dar aulas em bem menos tempo.

Por que investir em uma complementação em Matemática EaD?

Digamos que você seja bacharel ou tecnólogo em alguma disciplina da área de Ciências Exatas. Embora goste de sua profissão, vive buscando maneiras de complementar a renda e sonha em ser professor. Neste caso, a complementação pedagógica é a alternativa para unir o útil ao agradável. Entenda o por que:

Faltam professores de Matemática

As Ciências Exatas são as que mais sofrem com a falta de professores. Prova disso é que há um déficit de 170 mil docentes para lecionar Física, Química e Matemática nas escolas públicas. Esta é, portanto, uma lacuna que precisa ser preenchida por profissionais capacitados. Por isso, investir na complementação pedagógica em uma área como Matemática, é a alternativa para se destacar no mercado de trabalho como professor.

Chance de ampliar sua área de atuação

Mesmo atuando no mercado de suas respectivas formações, muitos bacharéis e tecnólogos alimentam o desejo de complementação pedagógica em matemáticaensinar. No entanto, ter apenas o conhecimento sobre o assunto não basta para fazer um bom trabalho em sala de aula. É fundamental conhecer as práticas e metodologias de ensino. Por isso é tão importante buscar um curso que ofereça a complementação pedagógica necessária.

Possibilidade de aumentar sua renda

Em vez de buscar métodos alternativos para aumentar sua renda, por que não aproveitar seus conhecimentos? Certamente, sua primeira graduação lhe deu uma boa bagagem para discorrer sobre assuntos que, muitas vezes, alunos dos ensinos fundamental e médio têm tanta dificuldade para compreender.

Você só precisa lapidar esses conhecimentos e aprender a transmiti-los da melhor maneira possível para, assim, conseguir pegar mais aulas e aumentar consideravelmente sua renda.

O curso é à distância!

Uma das grandes vantagens dos cursos de complementação pedagógica ead é a flexibilidade do ensino à distância (EaD). Dessa maneira, você pode se organizar para estudar onde e quando quiser, de acordo com sua disponibilidade. Além disso, o diploma é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e válido em todo o Brasil.

Instituto Pedagógico Brasileiro (IPB) oferece seis cursos nas áreas de: Educação Física, Ciências Biológicas, Letras, Geografia, História e Matemática, para habilitar profissionais à dar aulas. Todos eles são credenciados pelo MEC e podem ser concluídos em até dois anos.

A instituição conta com um corpo docente 100% composto por mestres e doutores, o que demonstra sua preocupação e comprometimento com a qualidade do ensino. E o aluno dispõe ainda de material didático completo e atualizado para acompanhar as aulas.

Por fim, cabe ressaltar que o curso de complementação pedagógica em Matemática EaD no IPB, possui mensalidades acessíveis, com planos que cabem em seu bolso, e pagamento no boleto bancário.

Convidamos você para saber mais sobre o curso. Para isso, basta clicar no botão abaixo para entrar em contato conosco agora mesmo!

Compartilhe:

Avenida Dom Pedro II 3973 SL 401 Carlos Prates Belo Horizonte/MG CEP: 30710-535

0800 944 5006

(31) 97584-3344

atendimento@institutoipb.com.br