Educação a Distância: Tudo o que você precisa saber!

Educação à distância: mulher usando um livro e um computador para estudar

A educação a distância é a modalidade que mais cresce no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela Educa Insights, a previsão é de que até 2023, o seu percentual supere o dos cursos presenciais, chegando a 51%. Surpreendente, não é mesmo?

Diante dessa perspectiva, é natural que surjam algumas dúvidas quando se pensa em ensino a distância, por exemplo: como funciona? Quais são as suas vantagens? Tem a mesma validade de um curso presencial?

Calma, não se desespere. Nosso objetivo aqui, é justamente esse, esclarecer as principais dúvidas que cercam a educação a distância e suas funcionalidades. Vamos lá?

Como funcionam os cursos EaD

Educação à distância : pessoa estudando de forma online pelo computadorAs tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) se fazem presente no cenário EaD. E, é através delas que todo o processo de ensino-aprendizagem se torna possível.

Os cursos EaD acontecem de forma online. Então para começar, basta o aluno ter acesso à internet e conhecimentos básicos sobre informática.

Todo o material do curso, assim como os trabalhos e provas, são disponibilizados através do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O que é e como funciona o AVA

Como visto acima, AVA é a sigla de Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Pode se dizer que esse sistema substitui a sala de aula. Pois, ele proporciona o desenvolvimento dos alunos e o gerenciamento de todo o conteúdo trabalhado por parte dos professores e tutores.

Além disso, o AVA permite que o aluno acompanhe toda a sua jornada estudantil, através de relatórios que incluem notas de provas e trabalhos.

As Vantagens da Educação à Distância

Até aqui, você descobriu como funciona a educação a distância. Então, chegou a hora de se surpreender com as suas vantagens. Está preparado?

O ensino EaD é um método inovador e com inúmeros benefícios. Por essa razão, selecionamos a dedo as 5 principais vantagens dessa modalidade.

  1.  Flexibilidade de horário: o aluno tem total liberdade para definir seus horários e criar seu próprio plano de estudos.
  2.  Praticidade para estudar: com o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), o estudante consegue acessar o conteúdo das disciplinas em qualquer lugar.
  3. Mensalidades mais acessíveis: Na educação a distância os custos são bem menores se comparados com a modalidade presencial, e mantêm a mesma qualidade.
  4. Variedade de cursos: Como não há necessidade de formar grandes turmas, as instituições conseguem oferecer formações bastante específicas para a atender a diferentes demandas.
  5. Participação da tecnologia: as aulas, atividades e materiais de estudo contam com recursos multimídia que favorecem a aprendizagem.

Perfeito para quem deseja conciliar os estudos com a rotina e sem gastar muito, concorda?

Como funciona o credenciamento de uma IES no MEC

Você sabe como funciona e qual a real importância do credenciamento de uma Instituição de Ensino Superior no Ministério da Educação?

Pois é exatamente isso que iremos te explicar agora.

Para ofertar cursos superiores, independente da modalidade, seja presencial ou a distância, a instituição deve atender à todas as exigências do MEC e conseguir a aprovação para obter o credenciamento.

Após todo esse processo, a IES estará autorizada a promover processos seletivos para a formação de turmas.

Porém, existe um prazo de validade do primeiro credenciamento. Sendo de 3 anos para faculdades e de 5 anos para universidades. Ao final de cada ciclo avaliativo, a instituição deve solicitar um recredenciamento.

Como uma IES é avaliada pelo MEC

O MEC utiliza dois conceitos básicos para avaliar as Instituições de Ensino: o Conceito Institucional (CI) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

Para que você entenda melhor, vamos explicar a definição de cada um deles:

Conceito Institucional – É a nota atribuída pelos avaliadores a partir de visitas realizadas à instituição, onde são avaliados vários pontos, como: a infraestrutura, o Plano de Desenvolvimento Institucional e das Políticas de Recursos Humanos.

Índice Geral de Cursos (IGC) – É a média calculada pela avaliação de todos os cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela IES.

As notas são atribuídas em uma escala de 1 a 5, sendo dividida da seguinte maneira:

Caso uma Instituição seja avaliada com nota insatisfatória, ela receberá um prazo determinado pelo MEC para se adequar as exigências.

Ao fim deste prazo, se as obrigações não forem cumpridas, a IES poderá ser punida ou até mesmo descredenciada.

Não pense que acabou por aqui. Além de todo esse processo de avaliação e credenciamento das Instituições de Ensino, o MEC é responsável por avaliar e reconhecer todos os cursos oferecidos por elas.

Como funciona o reconhecimento de cursos EaD pelo MEC

Para que uma Instituição oferte um novo curso é necessário que ela atenda à todas as exigências necessárias e apresente uma solicitação ao MEC.

Ao cumprir com todas as obrigações, a IES é autorizada a ofertar o curso.

Ah! Um detalhe importante:

Além da autorização, é necessário que o curso seja reconhecido antes da formatura da primeira turma.

O reconhecimento é obtido a partir de uma avaliação feita pela a comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) aos seguintes pontos:

  1. Corpo Docente
  2.  Grade Curricular
  3.  Laboratório
  4.  Biblioteca

E todos os elementos relacionados ao curso.

A declaração final da comissão define o reconhecimento do curso ou as adequações a serem feitas.

Como o MEC avalia os cursos EaD

Assim como as Instituições, os cursos também são avaliados em uma escala de 1 a 5. Para isso, o MEC utiliza 3 conceitos fundamentais:

  • Conceito Preliminar de Curso (CPC) – A nota é atribuída considerando a infraestrutura, corpo docente e administrativo, recursos pedagógicos e didáticos, além do desempenho dos alunos do curso.
  • Conceito de Curso (CC) – Esse conceito tem como objetivo confirmar a nota do CPC ou apresentar as mudanças a serem feitas.
  • Exame Nacional de Desempenho do Estudantes (Enade) – Outro fator decisivo na avaliação dos cursos é o resultado do Enade.

Diferença entre o diploma de cursos EaD e presenciais

Ao contrário do que muitos pensam, não existe diferença entre os diplomas emitidos pelos cursos EaD e presenciais. Além disso, não consta no diploma a modalidade do curso concluído.

Por essa razão, não é necessário se preocupar com a aprovação do mercado de trabalho em relação a modalidade do curso escolhido.

Pois, como vimos até agora, as instituições que oferecem cursos a distância, devem ser credenciadas e ter seus cursos reconhecidos pelo MEC, o que garante a qualidade do ensino.

O importante é ficar atento e se certificar se a instituição pretendida é credenciada pelo Ministério da Educação.

Reconhecimento do MEC: A importância desse selo de qualidade

Investir em um curso reconhecido pelo MEC é ter a certeza e garantia de ter feito um bom negócio.

Afinal, um curso que não tem esse selo de qualidade, não é valorizado no mercado de trabalho e exclui a possibilidade do formando de participar de concursos públicos.

Sendo assim, não seria demais dizer que investir em um curso sem o reconhecimento do Ministério da Educação é o mesmo que jogar dinheiro no lixo.

Sem contar que o tempo dedicado ao curso não volta atrás. Parece um pesadelo, não é mesmo?

Então para ficar bem longe dessa triste realidade e seguir rumo aos seus sonhos, nós iremos te contar como você pode descobrir se uma Instituição e seus cursos são ou não reconhecidos pelo MEC.

Como saber se uma IES e seus cursos são reconhecidos pelo MEC

Como vimos até agora, o reconhecimento do MEC é um fator indispensável para a validação dos diplomas e Educação à distância: pessoa estudando pelo computadorcertificados emitidos pelas Instituições de Ensino.

E, para saber quais faculdades são credenciadas e quais cursos são reconhecidos pelo MEC, basta acessar o site de cadastro e-MEC e fazer uma pesquisa pelo nome da instituição desejada.

Sim, é só isso mesmo. Simples, não?

Pelo site você também tem acesso as notas dos conceitos das IES.

Bônus

Entrevista com um profissional da Educação a distância

Planejamos também uma pequena entrevista com um profissional da educação a distância para saber qual é o principal objetivo das Instituições que oferecem cursos EaD e qual o seu compromisso com os alunos.

“O nosso grande objetivo é, não apenas oferecer flexibilidade e praticidade nos estudos, mas, concomitante a isso, buscar oferecer um ensino de qualidade e excelência, para que os nossos alunos sejam inseridos no mercado de trabalho com competência à função proferida”, diz o Dr. Lucas Paiva, coordenador dos cursos de pós-graduação EaD da Faculdade Famart.

De acordo com o Dr.Lucas, uma Instituição de Educação à Distância deve oferecer muito mais do que materiais com conteúdos específicos, é necessário todo um planejamento para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, com o propósito de oferecer a melhor experiência possível aos alunos.

Indicação 5 estrelas!

Como nosso objetivo é te ajudar, preparamos uma indicação 5 estrelas para te guiar na sua escolha por uma Instituição de Ensino Superior credenciada, reconhecida e avaliada com nota máxima pelo MEC.

É isso mesmo. O Instituto Pedagógico Brasileiro é nota máxima no MEC para os cursos de pós-graduação. Além de oferecer vários outros cursos de 2ª licenciatura, graduação e capacitação.

Com sede em Belo Horizonte (MG), o Instituto IPB conta com vários polos parceiros autorizados, espalhados por todo o Brasil.

Acesse nosso site  e descubra qual polo está mais perto de você e faça sua matrícula.

Para um atendimento mais rápido clique no botão abaixo e fale diretamente com um consultor pedagógico.

Esperamos você tenha compreendido tudo sobre educação a distância e esteja pronto para dar o próximo passo. (E na direção certa!)

E se você gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro de todas as novidades, curta nossa página no Facebook. Até à próxima!

Compartilhe:

Avenida Dom Pedro II 3973 SL 401 Carlos Prates Belo Horizonte/MG CEP: 30710-535

0800 944 5006

(31) 97584-3344

atendimento@institutoipb.com.br