Aprenda como prender a atenção do aluno em sala de aula

São muitos os assuntos que concorrem pela atenção do estudante. Por essa razão, nem sempre é fácil para o professor abordar um tema de maneira mais atrativa. Com isso, podemos concluir que a missão de prender a atenção do aluno não é uma tarefa  simples. Porém. é importante que o professor tente ser criativo para manter o foco dos alunos e garantir a aprendizagem.

Precisa de dicas e ideias para deixar suas aulas ainda mais dinâmicas? Confira o conteúdo que montamos para lhe ajudar!

Use a tecnologia a seu favor

O smartphone é uma das maiores distrações para a maioria dos jovens e das crianças. Em consequência disso, muitas escolas chegaram a proibir o uso do aparelho. Por outro lado, a internet pode ser uma ótima fonte de conhecimento. Então, que tal usá-la a seu favor?

Existem muitas formas criativas de fazer com que os alunos interajam com a matéria por meio da tecnologia. Por exemplo, se você está ensinando sobre a 2ª guerra mundial, poderá usar o WhatsApp para promover quizzes. Por lá, você pode enviar os desafios para os seus alunos, com dicas e instruções de como resolvê-los. Existe um nome específico para esse tipo de atividade: Gamificação.  Através dela, é possível utilizar as técnicas de jogos em atividades educacionais. Isso certamente motiva os estudantes e torna o estudo mais divertido.

Saia da sala de aula

atencao-do-alunoA rotina escolar é bem atribulada e, por isso, nem todos os alunos se sentem motivados. Para quebrar esse ritmo, você pode planejar atividades em ambientes diferentes.

Ir ao museu, ao cinema ou até em outros ambientes da escola, podem ser ótimas opções para otimizar o aprendizado. Além da experiência o aluno pode relacionar o ensino com a realidade em que vive.

Caso o conteúdo esteja relacionado aos conceitos do capitalismo, você pode programar uma ida até o shopping e ensinar na prática algumas concepções que movem a nossa economia. Outro exemplo seria observar e classificar a fauna e a flora da própria escola nas aulas de biologia.

Conheça seus alunos

Pode ser que uma turma fique muito animada em assistir um filme que tenha relação com a sua disciplina e que outra, se disperse ainda mais com essa atividade. Por isso, conhecer seus estudantes ajuda a pensar em atividades relacionadas ao o perfil de cada grupo.

Analise também como a turma se comporta em diferentes atividades e saiba quais são seus interesses. Assim, será mais fácil planejar tarefas que despertem a curiosidade dos discentes. Uma ideia é mostrar a ementa da disciplina e pedir que os alunos escolham quais temas eles desejam aprender primeiro. Ou até mesmo quais julgam mais importantes. Assim, você poderá ter uma ideia de quais temas despertam mais a atenção da turma e planejar as suas aulas de forma mais dinâmica.

Incentive os debates

Os debates são ótimas ferramentas para engajar os alunos, dando a ideia de que eles têm mais controle e envolvimento sobre o processo de ensino. Ao promover um debate, o professor retira o aluno do lugar de ouvinte e o coloca como protagonista, aumentando o engajamento da turma.

Além disso, os debates aumentam a capacidade de reflexão e de argumentação, instigando a curiosidade sobre diversos temas. O docente deverá agir como moderador, sabendo conduzir e estimular os estudantes para direcioná-los a reflexões proveitosas sobre o tema. Ainda, é possível fazer analogias e trazer para o debate questões relacionadas com o dia a dia dos seus estudantes, como os conflitos políticos que o país tem enfrentado.

Estimule a criatividade dos estudantes

A criatividade anda de mãos dadas com o aprendizado e também é papel do professor estimulá-la. Uma aula dinâmica e divertida pode ser uma ótima oportunidade para isso.

As formas de estimular a criatividade são várias: para os mais novos, é possível deixar que eles conduzam a história do dia. Assim, o professor pode começar a contar uma história e fazer com que os alunos a terminem. Ainda, é possível pensar em atividades mais práticas, como desenvolver uma solução em grupo para um desafio proposto em sala de aula, construir um brinquedo ou um produto (nas aulas de artes, é possível fazer com que os alunos construam objetos de decoração, como cadeiras, mesas e quadros), incentivar os alunos a criar uma letra de música para a aula de inglês e assim por diante.

Demonstre a aplicabilidade dos conceitos

Nem sempre é fácil entender os motivos para aprender uma determinada disciplina. Quando não se têm afinidade com a matéria, fica mais difícil de chamar e prender a atenção do aluno.

Demonstrar como determinado conceito pode ser usado no dia a dia, torna a aula mais dinâmica e o conteúdo mais interessante. Nas aulas de inglês, é possível encenar atividades em que todos precisam falar no idioma, por exemplo, em um restaurante ou supermercado.

Nas aulas de matemática e de física, o professor pode ir para um laboratório, mostrando como as teorias se aplicam. Toda essa dinâmica ajuda os estudantes a compreender melhor os conceitos e se interessar mais pelas aulas.

Dê autonomia aos alunos

Seja democrático e paciente, permita que os alunos construam o seu próprio conhecimento, e não entregue a elesatencao-do-aluno todas as respostas prontas. Essa mudança de postura ajuda a modificar a percepção dos estudantes sobre a matéria e sobre as aulas.

Fazer com que os estudantes reflitam é uma das melhores maneiras de prender a atenção do aluno em sala de aula. Essa ideia é muito interessante, principalmente quando o assunto abordado é mais abstrato e não tem uma aplicabilidade tão prática no dia a dia.

Como você viu, não existe uma receita pronta para prender a atenção do aluno em sala de aula, já que tudo depende da idade dos estudantes e das preferências de cada um. Mas buscar um planejamento de aula mais criativo e com atividades diferentes, pode ajudar a modificar a percepção dos alunos sobre as disciplinas e favorecer todos os tipos de aprendizados.

Curtiu esse conteúdo? Então curta também a nossa página no Facebook e receba outras ideias bacanas como esta direto na sua timeline.

 

Compartilhe:

Avenida Dom Pedro II 3973 SL 401 Carlos Prates Belo Horizonte/MG CEP: 30710-535

0800-944-5006

(31) 97584-3344

atendimento@institutoipb.com.br